Campeche Postal – Memórias e Afetos

25/03/2019 18:46

As imagens da exposição Campeche Postal são silenciosamente eloquentes. Na forma de cartões postais elas traduzem resquícios de uma história que remonta ao século XIX, juntamente com o aparecimento da fotografia. Os cartões postais veiculavam imagens de lugares desconhecidos, notícias as mais diversas e cenas do cotidiano.

As fotografias desta exposição reafirmam o valor do postal como meio de comunicação e forma de expressão, além de resgatar um tema caro para a comunidade, o Bairro Campeche, que teve no Correio Aéreo (Companhia Aéropostale) um momento memorável de sua história. Na época, entre textos e imagens sucintos, cruzavam-se mensagens carregadas de vidas, afetos e lembranças.

Por Claudete A. S. de Andrade

Mara Rejane Freire é fotógrafa, publicitária e pós-graduada em fotografia. Atualmente leciona fotografia em seu atelier no Campeche, em Florianópolis. Suas fotografias são sobre as pessoas e suas atividades: o trabalho, as crenças, as festividades.

Ronaldo Dias Andrade é fotógrafo, analista de sistemas aposentado, e pós graduado em fotografia. Fotógrafo viajante, tem a fotografia de rua e de natureza como seu foco principal.

 

O Cartão Postal é objeto de desejo, peça de coleção; é fator que demonstra afeto e lembrança de pessoas que visitaram locais distantes e também a descrição da beleza de um local, seja a paisagem, a arquitetura, os habitantes, a fauna e a flora ou a produção humana neste local.

– Nosso trabalho acontece a partir do Campeche por ser a praia que escolhemos para viver. Nossa relação com a paisagem e com a ocupação humana se dá a partir do amanhecer, e nossa integração se faz desde o contato com a população local como ambiente de lazer e trabalho, no caso, a pesca artesanal. Moramos no bairro onde aterrissavam os aviões do Correio Postal Francês, a Companhia Aéropostale (Compagnie Générale Aéropostale), posteriormente Air France. Em rotas entre a Europa, a África e a América do Sul, esta nossa praia, o Campeche, recebeu provavelmente, alguns dos primeiros cartões postais da história, trazidos por pilotos franceses e, entre eles, ninguém menos que Antoine de Saint Exupéry. O Campeche é um incrível marco postal no Brasil.

Nas duas últimas décadas, foram recolhidas fotografias que já se transformaram em exposições, livros, calendários e agora, cartões postais. São imagens de fauna e flora,  praia e canoas de pesca artesanal.

É esta série de cartões postais, Campeche Postal, que já circula pelo mundo todo, que é mostrada nesta exposição. O total de 23 imagens, as 10 imagens originais dos postais, complementadas por mais 13, num desejo de que a imagem espalhe a alegria de ter visitado, a generosidade de doar, e a vontade de conhecer um pouco mais do Campeche.

Serviço 

Exposição: Campeche Postal
Material: Fotografias em molduras
Autores: Mara Rejane Freire e Ronaldo Dias Andrade
Quando: 12/03 a 26/04/2019 (2ªf a 6ªf)
Horário: 8:00 às 20:00
Onde: Espaço Expositivo – Piso Térreo – Centro de Cultura e Eventos da UFSC
Quanto: Gratuito